DICAS DA MARCIA

ALERGIAS E ÀCAROS/O QUE FAZER?



ácaro nada mais é do que um artrópode da subclasse acarina. Os ácaros são animais minúsculos só visíveis ao microscópio, que existem no pó das nossas casas; e são considerados a principal causa de alergias respiratórias em adultos e crianças. Como ele é invisível, você precisa tomar alguns cuidados para que ele não procriar e se espalhar com facilidade. Algumas dicas podem deixar você livre dos incômodos e alergias causadas pelos ácaros.
O primeiro passo é você saber que os ácaros se alimentam das escamas da pele humana e dos animais. Por dia, você pode perder em torno de um grama de pedaços de pele. Os ácaros adoram colchões, mantas, almofadas, tapetes, sofás e bichos de pelúcia. São nesses locais que você deve ter mais atenção. E cuidado na época do verão, já que os ácaros adoram ambientes com uma temperatura amena, nem muito quente, nem muito fria, e em locais úmidos.
O que provoca a alergia não são os ácaros vivos em si, mas os excrementos dele e os ácaros já mortos. Eles ficam na poeira fina e quando inalados provocam as alergias. Na verdade os ácaros é que ajudam a formar a poeira. Por isso que uma casa livre de poeiras e conseqüentemente de ácaros é um local sem alergias.
A única prevenção que você pode fazer para não correr os riscos de alergia é o desaparecimento, ou pelo menos evitar que os ácaros tenham um local para se instalar e procriar.
É recomendado que você areje os quartos diariamente e coloque colchões, edredons, cobertores e travesseiros no sol. Aspirar o local frequentemente, principalmente no local onde ficam os colchões ou os tapetes ajuda a eliminar os ácaros e o pó. Existem à venda substâncias capazes de matar os ácaros, chamadas «acaricidas». São substâncias não tóxicas para o homem mas que têm a capacidade de eliminar os ácaros.
Ácaro
Ácaro
Se puder use uma proteção para o colchão e os travesseiros para que eles possam ser lavados e trocados com frequência. Outra dica boa é você preferir produtos antialérgicos e antiácaros. Os bichos de pelúcia têm que ser lavados semanalmente, já que ficam muito próximo das crianças. Tente manter o ambiente seco e arejado.
Evite o uso de tapetes felpudos demais e cortinas pesadas, que sejam difíceis de ser lavadas com frequência. Procure limpar diariamente o chão com uma pano úmido embebido num produto de limpeza com aroma suave, isso ajuda a eliminar maus odores da casa e a retirar qualquer vestígios que possa ficar impregnado no chão. Lembre-se sempre que limpeza é fundamental para sua saúde e a saúde dos seus filhos.
Saiba mais sobre: Tudo sobre Ácaros
Foto Ácaro: Wikipédia











VEJA OS PRINCIPAIS SINTOMAS DAS INFECÇÔES URINARIAS




Especialista fala dos perigos da infecção urinária principalmente nas mulheres grávidas. Veja o que fazer para evitar a infecção e ter uma gestação saudável.






O QUE È MIOMA?


O mioma traduzido em palavras simples é um tumor benigno do útero, que consiste num endurecimento das fibras musculares, formando ‘caroços’, ‘bolinhas’ ou ‘tumores’ no útero. ….” Miomas são tumores uterinos que nascem benignos e morrem benignos. Podem aparecer em vários locais do útero e variar de tamanho, provocar ou não sintomas e exigir acompanhamento clínico ou intervenção cirúrgica.”….
Acomete as mulheres principalmente na fase reprodutiva da vida, na fase em que menstruam e podem engravidar. É também nessa fase que os sintomas se manifestam, embora haja casos absolutamente sem sintomas. Não se sabe exatamente por que os miomas aparecem. O diagnostico pode por vezes ser feito no exame de toque, entretanto por vezes é necessário um exame de imagem complementar o conhecido ultra-som, ou em casos mais especificos é solicitado uma ressonancia magnetica. Existem tecnicas e tratamentos para o mioma, bem como tipos diversos de cirurgia dependendo do caso, do tamanho ou da idade da paciente.
A localização do mioma também pode ser variada, pode fixar-se dentro do útero ou na parte externa do orgão. Os sintomas mais frequentes são dores, aumento do fluxo menstrual,aumento do volume abdominal, ou até mesmo não produzir nenhum tipo de sintoma.
PS. Este texto é um resumo feito baseado em informações disponibilizados no site do Dr. Nilo Bozzini.
Sugiro a visita à ao  site do Dr. Nilo Bozzini médico especialista no tema,  que aborda o tema com maestria, clique no link abaixo para ler mais sobre miomas:
Dr. Mioma | Dr. Nilo Bozzini




GLÂNDULA TIREOIDE E OS PROBLEMAS QUE PODE TRASER A SÀUDE


Veja que tipo de problemas o excesso ou a falta de produção do hormônio da tireoide pode trazer à saúde e quais os sintomas dessa disfunção hormonal. 

 





nutrientes e benefícios da semente de chia






sementes de chia





As sementes de chia são um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque são uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em em ácidos gordos ómega 3. Ainda mais rica do que a Quinoa, por exemplo. Estas sementes são originárias da planta do deserto Salvia Hispanica, da família da menta, no sul do México. Há sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas. A variedade de sementes brancas é designada como Salba. Na Era Pré-Columbiana, as sementes de chia eram um componente das dietas aztecas e maias. A chia representava a ração de sobrevivência dos guerreiros aztecas. 2 colheres de sopa destas sementes conseguiam suster um guerreiro que marchava durante 24 horas. Os aztecas pagavam os seus impostos com estas sementes que eram, também, usadas como moeda.

Sugestão de utilização: pode espalhar as sementes inteiras ou moídas em cereais (eu utilizo nos corn-flakes logo de manhã, por exemplo), iogurtes, saladas, etc. Pode ainda moê-las e aidioná-las à farinha para fazer pão. Também pode usá-las como bebida fresca, colocando 2 colheres de chá de sementes de chia em 250 ml de água, mexendo e deixando repousar até criar um líquido ligeiramente gelatinoso. Como as sementes conseguem absorver várias vezes o seu peso de água formando uma espécie de gelatina são óptimas como substituto de ovo.

Em conclusão:
• A mais rica fonte de Ómega 3 e fibra na natureza

• Mais seis vezes cálcio do que o leite inteiro

• Mais três vezes ferro do que os espinafres

• Mais quinze vezes magnésio do que os bróculos

É adquirida em qualquer loja de produtos naturais ou em lojas de produtos para animais (estas sementes também são utilizadas como ração de pássaros, mas podem ser perfeitamente consumidas pelos humanos também).

Hoje em dia, estudos científicos provam que a chia proporciona grande número de nutrientes interessantes, de tal modo que esta semente mágica está a ser redescoberta pelos nutricionistas e está a ganhar rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais. Actualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.

A chia pertence, exactamente como o psílio e a linhaça, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são de facto ricas em mucopolis-sacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Quando se mete um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Em primeiro lugar podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. Além disso estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal de tal modo que as bactérias patogénicas são travadas nos seus efeitos danificadores e que as mucosas do intestino possam recuperar mais depressa.

Fonte consultada para este artigo: Wikipedia





Os alimentos têm grande influência no desempenho do nosso organismo. Por isso é importante manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. A queridinha da vez é a semente de chia, encontrada no sul do México. Entre tantos benefícios, ela é capaz de auxiliar na perda de peso, na prevenção da diabetes e doenças cardiovasculares.
Segundo a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde,  essa semente era muito utilizada pelos astecas, mexicanos e habitantes do Sul da Califórnia e do Arizona como suplemento alimentar para aumentar a resistência, a energia e a força necessária sob condições extremas como o calor intenso, a escassez de água e alimentos. 
Fibra
“A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago”, conta a nutricionista. 
Estudos apontam que o consumo da chia pode auxiliar na perda de peso, pois auxilia na redução do apetite. Além disso, a formação desse “gel” aumenta o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino. O “gel” formado pela fibra em contato com líquido auxilia ainda no tratamento e prevenção de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Parte da glicose e gordura em excesso permanecem retidos na fibra, sendo eliminados através das fezes.
Proteína
“Outra característica é que a semente apresenta maior teor de proteína quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Por isso, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, pois complementa o fornecimento deste nutriente na dieta”, afirma. 
A chia pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, por ter nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico quando comparados a indivíduos sedentários.
Vitamina e Minerais
Chia é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. “Por ser boa fonte de cálcio é uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia e osteoporose. Para crianças e gestantes, o cálcio é importante para a formação da massa óssea”, explica Thais.
Antioxidantes
Os radicais livres são produzidos diariamente em nosso organismo, durante a respiração, digestão dos alimentos, exposição à poluição, dentre outros. Os radicais livres podem danificar as células levando desde envelhecimento precoce até doenças como câncer. Os antioxidantes são capazes de bloquear o efeito prejudicial dos radicais livres. A maioria dos antioxidantes são encontrados em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Importantes antioxidantes encontrados nas sementes de chia são o ácido caféico e ácido clorogênico. Estudos indicam que o consumo de altos níveis de alimentos e bebidas ricos em compostos antioxidantes podem proteger contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Onde encontrar e como consumir
A semente pode ser adquirida em qualquer loja de produtos naturais. E consumida de diferentes maneiras: espalhada em cereais, iogurtes, saladas ou  adicionada na bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário